O adolescente e suas escolhas profissionais

As escolhas profissionais podem gerar muita ansiedade durante a vida de algumas pessoas, já que, principalmente após a adolescência, somos bombardeados com perguntas como “O que você vai ser quando crescer?” mesmo antes de terminar o ensino médio. Além disso, o trabalho era muito visto como algo estático, no qual poucas pessoas trocavam seu emprego ou área de trabalho durante a vida. Mas esta não é a realidade dos jovens atuais, que têm uma nova percepção do mercado de trabalho.
Atualmente, tanto o mercado de trabalho quanto os jovens têm uma nova visão das suas necessidades. O Jovem se preocupa mais com a forma e o sistema do emprego. Logo, a sua função e voz na empresa são algo que eles dão muita importância, desvalorizando o dinheiro em relação às gerações anteriores. Enquanto isso, o mercado de trabalho busca pessoas não só com o conhecimento mas com mais habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a empatia.
Entretanto, há pontos importantes para avaliar qual será sua área de trabalho, como a relação entre o emprego e seus valores, o que tenho a oferecer para essa área, de que maneira posso/quero atuar, quais habilidades preciso ter para essa área. São questionamentos necessários para escolher uma área de trabalho mais adequada. Tais questionamentos são levantados em testes vocacionais com psicoterapeutas e profissionais aptos a fazer esses testes.
Portanto, caso esteja com dificuldades ao escolher sua área, é importante se perguntar seus objetivos com aquele emprego. E para fazer isso é fundamental ter o autoconhecimento do que é importante para você em um emprego. Além disso, vale ressaltar que a sua carreira de trabalho pode ser fluida e alterada ao longo da vida.

Patrícia Guedes Dias Gomes

Psicoterapeuta da Terapia Cognitivo-Comportamental

CRP: 04/49.806

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *